Dr. Gabriel Morilhas Corrêa da Costa em Dourados - MS (alterar)

Dr. Gabriel Morilhas Corrêa da Costa em
Dourados - MS

Escolha um local
Campo obrigatório
Dr. Gabriel Morilhas Corrêa da Costa Radioterapeuta em Dourados MS
Médico

Dr. Gabriel Morilhas Corrêa da Costa

CRM 7211 MS

Radioterapia

 Tratamentos

  • Radioterapia (RQE: 5868)

     Sobre o Profissional

    A Radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, junto com a Cirurgia Oncológica e a Oncologia Clínica. Dois em cada três pacientes diagnosticados com câncer vão precisar de radioterapia em alguma fase do tratamento. Pode ser realizada de forma exclusiva ou associada a cirurgia ou quimioterapia, utilizando radiação ionizante para destruir ou inibir células anormais que causam um tumor, numa determinada região do corpo. Esta radiação é formada em aparelhos muito complexos, que podem ser encontrados somente em centros especializados no tratamento oncológico. O principal objetivo é curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar sua recidiva após uma cirurgia ou quimioterapia. Em alguns casos, ela é utilizada para controlar sintomas causados pela doença, como sangramento ou dor. Diversos tumores podem ser tratados e, também, algumas doenças benignas.

    As células normais são atingidas no tratamento, porém possuem maior capacidade de reparo do dano causado pela radiação do que as células tumorais. Atualmente, com técnicas modernas e avançadas de radioterapia, é possível depositarmos uma dose elevada de radiação ao mesmo tempo em que protegemos os tecidos normais. Essa radiação formada pelo acelerador linear não fica no corpo, ela atravessa o corpo no momento da aplicação.

    Após consulta com o médico especialista e sua indicação, o paciente passa por algumas etapas:

    1 – Planejamento: etapa do cálculo da distribuição de dose, feito de preferência através de tomografia. A radiação é concentrada na região a ser tratada, poupando ao máximo os tecidos normais adjacentes. Esta fase é realizada em conjunto pelo médico e pelo físico médico.

    2 – Aplicações: é o momento em que o paciente recebe a radiação. Pode variar desde uma única aplicação até 40. São aplicações diárias, com duração de 10 a 20 minutos. A radiação é invisível e indolor.

    3 – Revisões: o paciente passará em consultas médicas semanais para que este verifique e trate os possíveis efeitos adversos.

    4 – Alta e seguimento: após o término do tratamento o médico avaliará suas condições e entregará o relatório do tratamento efetuado, no qual devem ser incluídos a dose total, o número de aplicações, a área tratada, a técnica utilizada as datas de início e fim. O próximo passo é o seguimento oncológico, realizado em conjunto com oncologista clínico e cirurgião.

     Formação

    • Radioterapia

    Realize seu agendamento

    Selecione a data desejada:
    Oncoclínica
    Rua Firmino Viêira Matos, 1434 - Vila ProgressoVer no mapa
    (67) 3421...Ver número
    Nenhum horário encontrado
    EmConsulta
    Responsável técnica:
    Dra. Thais Correia Leone Della Pace
    CRM/MS 4056
    Não achou o que procurava?

    Como podemos ajudar?

    Preencha os campos abaixo e informaremos
    assim que ficar disponível.
    Digite ao menos 3 caracteres