Escolha um local
Campo obrigatório

Vasectomia, desvendando a cirurgia esterilizadora masculina

Publicado em 10/08/2020 08:00

A Vasectomia é um método contraceptivo muito difundido em nosso meio.

O procedimento cirúrgico é simples, com baixo índice de complicações e que tem como objetivo tornar um homem estéril, sendo esse procedimento praticado por urologistas.

O procedimento é realizado através de um corte na bolsa escrotal, com posterior tratamento do ducto deferente (canal responsável pelo transporte dos espermatozoides).

Durante a cirurgia é realizado a secção, eletro-cauterização, e sutura do ducto, com objetivo de oferecer a máxima segurança em impedir que o ejaculo contenha espermatozoides.

Com o bloqueio dos canais deferentes antes da vesícula seminal e da próstata, o homem, em suas relações sexuais, continua a ejacular, no entanto sem a presença de espermatozoides no liquido seminal.

O que ocorre depois do procedimento, é a absorção das células espermáticas (isto já ocorre com ou sem a vasectomia), pois as conexões foram interrompidas e não deixam o corpo através do sêmen.

Vale a pena ressaltar que o método contraceptivo usual deve ser mantido até realização do espermograma e garantia / documentação da ausência de espermatozoides no ejaculado.

PERGUNTAS A SEREM REALIZADAS ANTES DO PROCEDIMENTO DE VASECTOMIA

Para realizar uma vasectomia, o homem deve ter certeza de que no futuro não gostaria de ser pai novamente e que esta decisão não irá mudar após alguns momentos que podem vir a ocorrer durante sua vida:

  • Se você já é pai, caso um de seus filhos falecesse ou mesmo mais do que um, você gostaria de ter um outro filho?
  • E se você se divorciar e perder a guarda de seus filhos?
  • E se você vier a ter uma nova companheira que deseja ter filhos?
  • Caso sua situação financeira melhore, seu desejo de ter mais filhos pode mudar?
  • Quando seus filhos crescerem, possivelmente vão deixar a sua casa. Você gostaria de ter novas crianças suas por lá?

Os efeitos psicológicos da impossibilidade de ter filhos não podem ser ignorados e deve ser pensado de forma consciente antes de qualquer decisão.

Cerca de 5% dos homens submetidos a esterilização cirúrgica solicitam reversão (saiba mais sobre Vaso-Vasotomia – reversão da vasectomia), procedimento extremamente factível, porém as taxas de sucesso não são 100% e diretamente proporcionais ao tempo entre vasectomia e solicitação de reversão.

As consultas sobre outros métodos contraceptivos devem ser realizadas com um médico de confiança, a conversa com a parceira e a busca de maiores informações antes de qualquer decisão.
Compartilhar
Dr. Flavio Gonçalves Faria

Médico
CRM 6798 MS

EmConsulta
Responsável técnica:
Dra. Thais Correia Leone Della Pace
CRM/MS 4056
Não achou o que procurava?

Como podemos ajudar?

Preencha os campos abaixo e informaremos
assim que ficar disponível.
Digite ao menos 3 caracteres