Escolha um local
Campo obrigatório

Sorriso novo, vida nova

Publicado em 14/12/2020 08:00

Estética e reparação, conceitos cada vez mais integrados na odontologia, proporcionam não somente a transformação dos sorrisos das pessoas, mas também mais qualidade de vida.

Em um mundo em que o conceito de bem-estar está cada vez mais amplo e interligado, o cuidado com o principal cartão de visitas de uma pessoa: a sua expressão facial, tem se tornado algo quase essencial. A boa notícia sobre este cuidado com o sorriso é que por meio da transformação dele, é possível também transformar a vida de uma pessoa. Um sorriso perfeito e funcional não traz somente ganhos estéticos.

Já é cientificamente comprovado que após uma reabilitação, os pacientes têm melhora de autoestima, sentem-se mais autoconfiantes e menos retraídos. Ou seja, a odontologia transforma vidas por meio da reabilitação oral e da adequação estética do sorriso. “A avaliação de um paciente é cada vez mais ampla. Quando ele chega ao consultório, passa por uma anamnese rigorosa, porque cada um tem sua individualidade e, às vezes, pode estar passando por uma situação muito mais complexa”, arma o dentista Dr. Achilles Parma, que atua nas áreas de implantodontia, periodontia, estética e reabilitação oral.

“A causa de uma dor de coluna, por exemplo, pode ser bucal, e a origem do bruxismo, pode ser emocional”, acrescenta. O ajustamento do tratamento dentário ao paciente e a suas necessidades pode melhorar a qualidade de vida da pessoa de maneiras diferentes. Por meio do implante dentário, com a substituição da dentadura, é possível, devolver a uma pessoa, sentidos que a maioria das pessoas não imaginam viver sem, como por exemplo, o paladar.

“O acrílico da dentadura cobre todo o palato (céu da boca) e o contato da língua com o palato é que nos faz sentir o sabor dos alimentos”, complementa Dr. Achilles. A transformação causada por um implante dentário vai muito além. O implante devolve força e normalidade à mastigação, e influencia no metabolismo e na absorção dos nutrientes. Portanto, não duvide se alguma pessoa de seu convívio comentar que equilibrou a dieta e, consequentemente, atingiu seu peso ideal por meio de um tratamento dentário.

A interdisciplinaridade é uma característica muito presente na odontologia atual. Fiz opção por periodontia, estética, implante e reabilitação oral, e com a combinação destas especialidades, consigo fazer um planejamento reverso. Antes de começar um implante, eu já planejei e sei como vou deixar a pessoa.

“Em alguns casos, a dicção de meus pacientes também melhorou consideravelmente”, comenta o cirurgião dentista. Conforme o Dr. Achilles Parma, mestre em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), doutorando na mesma universidade, e pós-graduado em implantodontia pela Universidade de Paris, na França, a odontologia, até pouco tempo atrás, era essencialmente reparadora, característica que mudou completamente desde a última década.

“Hoje faço muita prevenção e muita estética, mas não somente a estética por estética. É devolvido também a função e a anatomia para o paciente que nos procura querendo transformar seu sorriso” demonstra Dr. Achilles Parma. Em uma comparação mais simples, construir um sorriso não fica muito longe do conceito de construção de uma edificação, como um prédio ou uma casa, em que para dar sustentabilidade a uma estrutura, cuja beleza e plasticidade surpreende, existe todo um trabalho estrutural por trás.
Compartilhar

Dentista
CRO 2127 MS

Responsável pela publicação
EmConsulta
Responsável técnica:
Dra. Thais Correia Leone Della Pace
CRM/MS 4056
Não achou o que procurava?

Como podemos ajudar?

Preencha os campos abaixo e informaremos
assim que ficar disponível.
Digite ao menos 3 caracteres