Escolha um local
Campo obrigatório

Dificuldade para Urinar pode ser Câncer?

Publicado em 08/09/2020 08:00

Uma pergunta muito recorrente no consultório do urologista!

A dificuldade para urinar pode ser reflexo de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), estreitamento do canal urinário (estenose de uretra), alteração na contração da bexiga, dentre outros.

Importante conhecer a causa para individualizar o tratamento.

Na grande maior parte das vezes, principalmente em pessoas acima de 50 anos, a dificuldade miccional reflete o crescimento benigno da próstata (HPB). Como avançar da idade, ocorre o crescimento natural da glândula, podendo comprimir o canal urinário (uretra) resultando em esforço para urinar, redução do jato urinário, idas frequentes ao banheiro – de dia ou durante o período noturno!

E agora, o que fazer? Iniciamos o tratamento com medicação oral (comprimidos), e reavaliamos no decorrer do tempo. Alguns casos podem necessitar de tratamento cirúrgico. O principal meio utilizado remete a Ressecção Transuretral da Próstata – RTU próstata, também conhecida como “raspagem” da próstata. Outras opções são Foto vaporização Prostática (Green Laser), enucleação laparoscópica (por vídeo) ou robótica.

E sobre o Câncer?

O principal fator associado ao tumor maligno da Próstata é a idade avançada. Etiologia também presente na HPB. A neoplasia é assintomática em fases iniciais. Logo, não devemos aguardar sintomas de dor óssea, por exemplo para suspeitarmos de tumor prostático. O rastreio é feito com o Toque Retal e exame de sangue (PSA). Através destes exames simples, conseguimos diagnosticar o câncer em fases iniciais e proceder com o tratamento com intenção curativa - retirada do órgão (prostatectomia radical). A cirurgia pode ser feita por via aberta (através de um corte na região abdominal), através de vídeo ou cirurgia robótica.

Sobre outras causas de dificuldade urinaria: devemos investigar estenose uretral, prostatite, infecção urinaria.

Portanto, temos ampla gama de possibilidades de patologias que podem resultar no desconforto para urinar.

Uma avaliação Urológica pormenorizada deve ser feita para correto diagnóstico e tratamento.
Compartilhar

Médico
CRM 6798 MS

Responsável pela publicação
EmConsulta
Responsável técnica:
Dra. Thais Correia Leone Della Pace
CRM/MS 4056
Não achou o que procurava?

Como podemos ajudar?

Preencha os campos abaixo e informaremos
assim que ficar disponível.
Digite ao menos 3 caracteres