Escolha um local
Campo obrigatório

Aumento da Frequência urinária: O que pode ser?

Publicado em 22/02/2021 08:00

A frequência urinária (vontade frequente de ir ao banheiro) muitas vezes está ligada com o elevado consumo de líquidos durante o dia, sendo uma reação normal e esperada.
Porém, se essa frequência é acompanhada por dores ou dificuldades de segurar a urina, pode indicar problemas de saúde, sendo necessário consultar um urologista urgentemente, para que o profissional realize o diagnóstico e inicie o tratamento.
Durante o diagnóstico, o urologista irá solicitar a realização de um exame de urina normal, o EAS, e o exame de urina de 24 horas, verificando se a frequência urinária, o volume e suas características.

Conheça as principais causas que levam ao aumento da frequência urinária e como tratá-los:

1. Infecção urinária 
Um dos motivos do aumento da urina é o desenvolvimento de uma infecção urinária. Esse problema pode aparecer acompanhado de outros sintomas, sendo eles: ardência ao urinar, urina avermelhada e dor lombar.

Como resolver?

Em casos de aparecimento desses sintomas, é recomendado que a pessoa visite um urologista, para que o diagnóstico e tratamento sejam realizados.

2. Uso de medicamentos
A utilização de certos medicamentos, como os diuréticos Furosemida ou Aldactone, podem aumentar a frequência urinária.

Como resolver?

Neste caso, é importante comunicar o médico, para que ele avalie a possibilidade de substituir o medicamento ou alterar a dose.

3. Beber muita água, café ou bebidas alcoólicas
O consumo elevado de água faz com que o nosso organismo libere uma quantidade maior de urina e em uma maior frequência. Já o consumo de café e bebidas alcoólicas aumentam a frequência urinária pois são diuréticos naturais.

Como resolver?

É recomendado realizar exercícios físicos, pois eles auxiliam na eliminação do excesso de líquidos acumulados no organismo. Além disso, também é importante que a pessoa consuma bebidas com cafeína e alcoólicas moderadamente.

4. Incontinência urinária
A incontinência urinária é um problema onde a pessoa sente vontade de urinar diversas vezes no dia, além de muitas vezes não conseguir controlar a vontade e acabar molhando a roupa íntima.

Como resolver?

É recomendado que a pessoa realize exercícios que tenham como objetivo o fortalecimento do assoalho pélvico. Porém, em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia.
Compartilhar

Médico
CRM 6798 MS

Responsável pela publicação
EmConsulta
Responsável técnica:
Dra. Thais Correia Leone Della Pace
CRM/MS 4056
Não achou o que procurava?

Como podemos ajudar?

Preencha os campos abaixo e informaremos
assim que ficar disponível.
Digite ao menos 3 caracteres